AÇÚCAR, DOCE VENENO…
O consumo de açúcar no Brasil cresceu muito nas últimas décadas. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 1930 era de 15 kg/ano por habitante. Na década de 1990, subiu para 50 kg. O açúcar comum (sacarose) é um carboidrato encontrado tanto em alimentos in natura quanto nos industrializados. Nesse último grupo, que engloba os biscoitos, chocolates, refrigerantes e doces, os açúcares são encontrados em maior quantidade. Além do que não temos idéia da quantidade de açúcar que ingerimos ao comer esses produtos.
Além dos riscos decorrentes do excesso de peso, a grande quantidade de açúcar na alimentação pode sobrecarregar o pâncreas, que necessita produzir insulina constantemente para manter os níveis de glicose no sangue adequados. Essa produção pode não ser suficiente para suprir a necessidade do corpo ou não ser aproveitada adequadamente, desencadeando uma doença séria e perigosa conhecida por diabetes tipo 2. Devemos sempre prestar atenção no que estamos consumindo, pois nossa saúde depende de nossas escolhas. (informações do site: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/riscos-consumo-exagerado-acucar.htm )
http://bit.ly/estouaposentadareceitassemacucar
Principais perigos do excesso de consumo de açúcar no organismo
– Obesidade central (aumento da gordura visceral): aumenta o risco de desenvolvimento de hipertensão, resistência insulínica, diabetes tipo 2, dislipidemias (aumento de colesterol e triglicérides), doenças cardiovasculares, síndrome metabólica (associação de todas as disfunções citadas) e esteatose hepática (gordura no fígado). http://bit.ly/estouaposentadareceitasveganas
– Depressão: o consumo de açúcar em excesso provoca aumento brusco de glicemia seguido de sua queda. Essas oscilações de glicemia são acompanhadas de depressão e fadiga, gerando o desejo de consumir mais açúcar, o que pode ser agravado por uma deficiência de vitamina B1, que é protetora do sistema nervoso.
– Disbiose intestinal (fermentação, mau funcionamento intestinal): destrói as bactérias benéficas, aumentando a população de parasitas intestinais, especialmente a Candida albicans.
– Baixa resistência imunológica: causada pela proliferação de bactérias patogênicas e pela alteração da barreira intestinal, diminuindo as defesas orgânicas.
– Diminuição da absorção de magnésio e cálcio: aumenta o risco de osteoporose.
– Aumento dos Produtos Finais da Glicação Avançada ( AGEs)verdadeiras fábricas de radicais livres que se acumulam lentamente ao longo do tempo, piorando seus efeitos prejudiciais ao organismo e acelerando o processo de envelhecimento celular.
– Cáries: o açúcar é capaz de causar danos devastadores aos dentes. Estudos recentes indicam que níveis de açúcar acima de 28 gramas diárias podem ser considerados tóxicos aos dentes.https://hotm.art/dietavegana-estouaposentada
– Câncer: algumas evidências já apontam que o excesso de açúcar pode provocar câncer, porque o excesso de insulina em muitos tipos de câncer promove crescimento e multiplicação celular desordenada, favorecendo o crescimento tumoral. Quanto mais insulina circular no sangue, maior é a probabilidade de transformação de células pré- cancerosas em células malignas e, consequentemente, de desenvolvimento de câncer. Vamos nos cuidar, e apreciar o açúcar com moderação se possível substituí-lo de nosso cardápio. (informações do site: https://www.spdm.org.br/blogs/nutricao/item/2152-riscos-do-excesso-de-acucar-na-alimentacao
https://hotm.art/estouaposentada120receitaslowcarb
artigos relacionados:
No related posts.